
A imagem mais conhecida do carnaval de Veneza vem dos bailes de máscaras, com participantes vestidos como nobres do século XVII e usando máscaras elaboradíssimas. De fato, essa é uma parte importante da festa, que começou no sábado, 19 de fevereiro, e só termina na Terça-Feira Gorda. Mas há folia nas praças e nos canais.
Como não poderia deixar de ser, há uma profusão de gôndolas enfeitadas desfilando pelos canais, com pessoas fantasiadas, tanto seguindo os padrões chiques dos bailes quanto vestidos de super-heróis. Epicentro turístico da cidade, a Praça de São Marcos é também o coração do carnaval veneziano. Ela é palco de apresentações musicais e teatrais, além de ter, no primeiro dia de folia, uma fonte que jorra vinho no lugar de água. Praticamente um milagre de carnaval.
Mas a cidade transpira cultura também, com intensificação de sua programação de peças de teatro, exposições e um festival de cinema.
Menos famoso mundialmente, mas igualmente tradicional no Velho Continente é o carnaval de Nice, na Riviera Francesa. Conhecida também como "carnaval das flores", a folia por lá começou no século XIII, inspirada na da cidade italiana.
Na Riviera Francesa, a cidade do carnaval é Nice. Desde a última sexta-feira, os tradicionais carros alegóricos podem ser vistos no balneário, que tem também apresentações de grupos musicais e teatrais de diversas partes do mundo como atração durante a festa. O desfile principal consiste em cerca de 20 carros desenhados de acordo com o tema, que este ano é "Rei do Mediterrâneo. À noite, todas as alegorias - que são montadas num galpão batizado de "Maison du Carnaval" - recebem iluminação especial.
Outra característica do carnaval de Nice é o "Desfile das flores", cuja origem remonta ao ano de 1876, quando visitantes começaram a trocar buquês de flores entre si. Esse costume evoluiu para carruagens enfeitadas até chegar aos 20 carros alegóricos cobertos de pétalas de flores que hoje desfilam no Promenade des Anglais, à beira-mar. Do alto deles acontece a famosa "batalha de flores": quem está no alto joga pétalas sobre o público
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/boa-viagem/mesmo-sem-samba-ja-carnaval-na-europa-2819522#ixzz1mTSWQPI2
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário